É normal que algumas mulheres tenham dúvida sobre quem é o médico ginecologista e qual a especialidade deste profissional.
O ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde da mulher regularmente em um todo, focando especialmente no aparelho reprodutor feminino. Isso inclui o útero, ovários, trompas, vulva, vagina e até mesmo as mamas.
O acompanhamento pode iniciar a partir da primeira menstruação, entre mais ou menos 13 a 15 anos, e dura até depois da menopausa. Independentemente da idade, o mais importante é começar a frequentar esse profissional antes das relações sexuais. Isso porque, a consulta pode ser uma maneira da menina se informar sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis etc. Além disso, o profissional pode realizar exames superficiais, como o de toque nas mamas, examinar o órgão genital, solicitar exames de sangue e de imagem.
Para as mulheres que não são mais virgens, o especialista pode realizar exames ginecológicos no próprio consultório, como de toque vaginal e mamário, e o Papanicolau. Para complementar o diagnóstico, ele também pode solicitar outros para serem feitos fora do consultório.
Muitos dos ginecologistas também são especializados em ginecologia e obstetrícia, recebendo o nome de ginecologista obstetra. Quando essa área de atuação está incluída no currículo do médico quer dizer que ele também está apto a cuidar da mulher durante a gestação (pré-natal), parto e puerpério (condição após o parto).
Esse médico pode ser procurado sempre que houver sintomas de alguma doença ginecológica. Além disso, é importante consultá-lo pelo menos uma vez ao ano com o intuito de prevenir que elas aconteçam. A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas graves de saúde.
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.